sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como surgiu ?

Cadernorama – Suas ideias cabem aqui

Sou Saulo Dias - Designer, Artista Visual e encadernador. Minha trajetória na encadernação começou em 2008. Meu grande amigo e radialista Roliber Wanderson tinha uma viagem de férias planejada para Europa (França e Itália) e na volta passaria pelos Estados Unidos.

Durante uma conversa, ele comentou que gostava de escrever sobre as viagens que fazia (pra mim não era novidade). Na hora me veio a ideia de produzir um diário de viagem para presenteá-lo. Próximo da viagem entreguei-lhe um - o primeiro. Ele adorou a idéia de registrar a viagem. O mais interessante é que até hoje ele não me mostrou os escritos. Mas diário é diário! pessoal e intrasferível.


1º caderno (diário) 2008

Em março de 2009, mais precisamente, resolvi encadernar 21 cadernos (mini-livros) no formato (12x9cm) e convidar 21 artistas para eles interagirem com os minilivros. Prontamente aceitaram o desafio e participaram do projeto intitulado “21 REGISTROS” – Minilivro de artista. O resultado foi além das expectativas. Todos os artistas retornaram os minilivros com excelentes trabalhos e infinitas técnicas. O site do projeto objetiva divulgar os trabalhos.

O projeto foi inscrito em uma Lei de Incentivo à Cultura para viabilizar a produção de 300 minilivros (em branco) e 300 pôsteres dos trabalhos para utilizarmos em oficinas de criatividade. O processo de análise está em andamento e torcemos para sermos contemplados.

Em maio de 2010, tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente Daniel Barbosa (Caderno Listrado) e participar do Workshop – Encadernação Contemporânea no SDESIGN 2010 – Semana de Design da UFES, nos dias 26, 27, e 28 de maio. A partir daí, comecei a praticar, errar, criar, acertar, experimentar, pesquisar e não parar mais até criar o nome Cadernorama.

Sejam bem-vindos!

www.cadernorama.com.br
Suas Ideias cabem aqui

8 comentários :

  1. Hey Saulo, salve!!!

    Que iniciativa bacana rapaz, li aqui sua história e achei fantástico todo o desdobramento e principalmente os rumos que toda sua dedicação o levaram - parabéns!

    Mesmo depois de todo esse tempo não me esqueci do amigo de de armas "designísticas" (risos!), espero que alce voos ainda mais longos, pois design e arte são coisas que nos interessam muito, ainda mais com um bom caderninho feito a mão não é mesmo? (Risos!)

    Waldo Dalvi - Vila Velha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua história!
    Boa Sorte!!
    bjs
    Paola Miranda - Craft.in

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,
    Obrigado pela parceria !!

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Hey Waldo, tudo bom?

    O meu caro quanto tempo. Obrigado por passar no blog, e ter curtido a minha história sobre a encadernação.

    Claro que um bom caderno não faz mão a ninguém,
    aguarde as novidades!!
    A correria tá grande.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Paola,
    Bom saber que gostou da história.
    Obrigado!

    abraço

    ResponderExcluir
  6. genial meu caro!
    eu vou querer fazer um para o "toda merda agora é arte"
    tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. Fala fábio,
    Sim é só você encomendar como vai querer o caderno, ok!

    abraço

    ResponderExcluir