sábado, 13 de dezembro de 2014

A origem do papel

Olá pessoal,

Hoje nos vamos falar de um produto que usamos tanto em nosso dia a dia e muitas vezes não paramos para saber a sua origem, o papel! A história é bem interessante, espero que gostem!

planta cyperus papyrus e o papyrus
planta cyperus papyrus usada para fazer o papel
A palavra papel vem do latim papyrus da planta Cyperus papyrus, que nascia nas margens do rio Nilo. Está planta de nome diferente, era utilizada pelos egípcios a 3000 a.C. para a fabricação de uma espécie de papel. Preparavam as fibras, cruzaram-nas e, após constituída a trama, submetiam-na a um banho de óleo de cedro para torná-la resistente.

No século II, a China começou a produzir papel para escrita com fibras de cânhamo ou de casca de árvore. O marquês TS’ai Lun, na dinastia Han, começou a  produzir papel a partir de 105 d.C. com materiais baratos como: casca de árvore, extremidades de cânhamo, farrapos de algodão e redes de pesca rasgadas.  
O uso do papel popularizou e era conhecido entre o povo como "papel TS’ai Lun". O papel começou a substituir o bambu, as cascas de árvores e seda. Os países árabes aprenderam com a China a produzir papel em meados do século VIII, e então a técnica expandiu para a Europa e o resto do mundo.


livro de bambu e o livro de papel do séculos 256 d.C.
livro de bambu e livro chinês de papel do séculos 256 d.C.
No século 19, o uso da máquina movida a vapor permitiu a fabricação de papel a partir das fibras de polpa de madeira, e consequentemente, tornou o papel mais barato e disponível para os livros, cadernos, jornais e outras publicações.    

Você sabia? 

 

Hoje já existe papel com certificação florestal. Ele garante que o produto que você está adquirindo não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico de comunidades florestais.

  

Para saber se o papel que você vai comprar tem certificação, basta observar se na embalagem contém o selo com a sigla FSC (Conselho de ManejoFlorestal), organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.


Então agora que você já sabe, quando for comprar papel dê preferência aos que possuem certificação florestal.

 Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_paper
Barsa Enciclopédia, Volume 10.
http://www.adrianajardim.com.br/textos/papelhistoria1.pdf
http://br.fsc.org/
http://pixabay.com/


Nenhum comentário :

Postar um comentário