quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Arte na capa com o Designer Andrigo Guimarães

Arte na capa Andrigo Guimarães

A Entrevista do arte na capa deste mês é como o premiado Designer Gráfico Andrigo Guimarães. Ele nos contou um pouco de sua história, trabalho e da sua famosa estampa "bananeira padrão" que está na caderneta do sorteio. Espero que gostem!

Sorteio



Entrevista

Aline: Você começou nas artes foi com a aerografia? Como foi o esse início?

Andrigo: Bem, tudo começou (segundo meu falecido pai ) quando o procurei chorando lhe pedindo para me ensinar a desenhar um morango, deveria ter uns 3 ou quatro anos. Desenho desde então. A aerografia entrou em minha vida meio que por acaso, mas, foi muito legal o tempo que trabalhei com isso, aprendi muito e muito do que aprendi utilizo até hoje.

aerografia mulher e cão
arte em aerografia
Aline: Como foi a transição da aerografia para o design gráfico?

Andrigo: O mercado de aerografia começou a perder força então tive de encontrar outra coisa pra fazer, daí, ouvia todo mundo me perguntar se sabia fazer arte-final para estamparia usando o Corel Draw. Então, me informei sobre o que era e o que precisava pra começar. Comprei meu PC instalei o tal Corel Draw e “futucava” até a madrugada. Veja, nessa época, eu nem sabia o que era um tutorial, para se ter uma ideia, duas amigas minhas que fizeram o meu primeiro E-mail, pois, não sabia como fazer um. Foi difícil pra mim no começo, pois, sempre odiei tecnologia ou qualquer coisa do gênero (até hoje tenho uma certa “aversão” a isso) não usava calendário, relógio e comprei um celular só por causa dos clientes que tinha. Nossa! quem me vê hoje, nem acredita (risos). Quatro meses após ter comprado meu PC, ingressei na área e estou até hoje.

Aline: Qual a sua opinião em relação à inserção do designer gráfico no segmento da moda?

Andrigo: Bom, na verdade, o designer gráfico sempre esteve inserido no mercado de moda, pelo menos, desde que colocaram os computadores nas fábricas. Saber operar bem um determinado programa (software) é tão ou mais importante (depende do segmento ou da empresa) do que saber desenhar manualmente. Hoje, é praticamente impossível estar neste mercado e não precisar de um designer gráfico. A moda também depende muito deste profissional.

Designer gráfico no segmento da moda
designer gráfico no segmento de moda

Aline: Como é a criação da estampa desde o processo criativo até o tecido pronto?

Andrigo: Adorei essa pergunta, pois, muitas pessoas compram uma roupa ou tecido por causa de sua estampa, mas, não fazem a mínima idéia de como aquele desenho foi parar lá. Existem várias maneiras de isso acontecer, que, nem daria espaço para explicar aqui, mas, de forma mais abrangente, seria mais ou menos assim: Antes de criar, se faz primeiro uma pesquisa de tendências da estação, cores, etc...;Dessa pesquisa, montamos nosso Briefing, que nada mais é do que aquilo que achamos de mais interessante na nossa coleta de dados. É essa coleta que direcionará os trabalhos.O resto é colocar a mão na massa mesmo e criar os desenhos, daí, com as estampas devidamente aprovadas vem o processo de preparação ou arte-finalização para que a estampa criada migre do computador para o tecido. Daí, temos várias formas, desde Silk screen até a impressão digital.

O importante aqui é saber que a estampa é criada para um tipo de aplicação bem específica, por tanto, mesmo que todo desenho possa ser estampado, nem todo desenho serve para ser uma estampa.

Inspiração para estampa
inspiração da natureza e estampa


Aline: Em que você se inspirou para fazer a estampa Bananeira e qual técnica que foi utilizada?

Andrigo: Com essa estampa consegui ser o único designer capixaba a estar na edição 2014 do livro“Alma brasileira” da Renner na categoria profissional. Bem o tema proposto foi “natureza de verão” e as bananeiras remetem a mim, calor, tropicalidade, verão, etc. Achei a ideia boa e decidi arriscar. Como faço muita estamparia digital, usei neste desenho nada além do bom e velho amigo Photoshop.

Participe do SORTEIO da caderneta "bananeira padrão". INSCREVA-SE AQUI!

 

Image Map

Nenhum comentário :

Postar um comentário