quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia do Fotógrafo por Erik Coser

foto | Erik Coser
Para está data especial, Dia do Fotógrafo (8 de janeiro), temos um convidado mais do que especial Erik Coser (Advogado e Fotógrafo)! No post de hoje ele faz uma reflexão sobre a profissão e seus  desafios.

Fui convidado pelo Cadernorama para escrever sobre o dia do fotógrafo. Gostei do desafio e  pensei: o que vou escrever? Gosto de provocar, como professor de Direito e Filosofia do Direito (isso mesmo, minha principal profissão é jurista, ao menos por enquanto), sou um provocador de reflexões, e assim o faço: Quando você pensa em fotógrafo, qual a primeira imagem de profissional que vem na sua mente?

Foi o fotógrafo de casamento? Ou aquele que faz fotos 3x4? Ou, quem sabe, você pensou em Sebastião Salgado. Enfim, não importa qual veio à sua mente no primeiro momento, mas eu quero lhe apresentar um outro tipo de fotógrafo, aquele que tem uma preocupação estética com sua fotografia. Aquele que não tenta fazer Arte, mas procura representar o belo, este tipo de fotógrafo faz o que se chama de fotografia fine art, seja numa foto de casamento, ou em um 3x4, ou numa paisagem, este profissional terá uma atenção especial ao seu trabalho para além do registro.

foto | Erik Coser
Claro que as novas tecnologias estão influenciando muito o trabalho do fotógrafo e das pessoas que fotografam ou contratam fotógrafos. Alguns até anunciam a morte da profissão, pois máquinas fotográficas avançadas vão inundando o mercado com preços muito atrativos e as pessoas vão acreditando que conseguirão fazer belas imagens. Sim, com certeza conseguirão, mas nada tirará o lugar do fotografo, pois o que realmente importa, é a visão, o olhar de quem fotografa. E, para mim, aqui entra a fotografia com seu conceito fine art, com aquele profissional que valoriza a singularidade do seu trabalho, concebendo-o desde o início até fim como algo único, sob o seu olhar, fugindo daquilo que se possa dizer: para além do registro.

foto | Erik Coser

Então, quando você for pensar e criar a identidade visual de um fotógrafo, pense naquele que busca o diferente, o belo, o único, pois com certeza, este profissional não deixará a profissão esvair-se na tecnologia, mas encontrará nela, uma forma de expressar-se.

Facebook Erik Coser Site Erik Coser Loja Facebook Erik Coser Image Map

Nenhum comentário :

Postar um comentário