terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mestres do papel

Navegando pela Internet é possível descobrir coisas incríveis feitas com papel, de diferentes técnicas, cores e tamanhos. Então hoje vamos falar sobre alguns artistas que fazem verdadeiras obras de arte a partir do papel.

Bustos de papel


Você já deve ter visto um busto que a primeira vista parecia ser de mármore ou porcelana, mas que na verdade era de papel! Este é o trabalho de Li Hongbo um chinês que faz esculturas com efeito sanfona utilizando papel e cola.

Li Hongbo quando criança era apaixonado pelos ornamentos chineses feito de papel e fazia brinquedos utilizando do material por ser mais acessível. Mesmo depois de formado em design, Li não perdeu interesse pelo assunto, fazendo-o ingressar para a Academia de Belas Artes. E foi neste período que ele começou a fazer esculturas de busto com papel, por ser um produto, barato e de boa plasticidade. Para dar o acabamento as peças Li utiliza uma rebarbadora (também chamada de retificadora) e lixa.



Atualmente os trabalhos de Li Hongbo estão representados na Galeria de Arte Klein Sun em Nova Iorque. Veja mais obras aqui.

Propagandas em papel


A russa Yulia Brodskaya é uma artista e ilustradora muito respeitada. Yulia começou a trabalhar como designer gráfica e ilustradora em 2006, mas rapidamente abandonou os programas de computador em favor da arte de papel.

Ela usa somente dois tipos de material, papel e cola, e uma combinação da tradicional técnica quilling com outros elementos (fontes e fotografias) tornando um trabalho super diferente. Seu toque moderno no artesanato de papel ajudou Yulia a construir uma impressionante lista de clientes: Starbucks, The New York Times, Nokia, Ford, Ferrero, Godiva e Candy Crush (foto abaixo). Veja mais obras aqui.

Esculturas de papel

 

O casal americano Allen e Patty Eckman faz esculturas de papel muito conhecidas no mundo. Em 1987 eles desenvolveram o método Eckman, que consiste em um mix dos materiais: algodão e o abaca, que juntos formam um papel alcalino no qual é umidificado e colocado em um molde de silicone e ainda úmido é retirado do molde para os detalhes finais serem esculpidos.


Este método tem patente desde 1988 e alguns anos atrás eles aprimoraram esta técnica fazendo uso também do bronze. Os Eckman fornecem este papel para vários artistas e é possível aprender a esculpir com o método a partir de DVDs e livros que também são comercializados online. 


Fontes e imagens

Nenhum comentário :

Postar um comentário