terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Você conhece o Xaxado? E a Mônica?

Xaxado e Mônica

Criança ou adulto não há quem não goste de ler uma história em quadrinhos, não é?! Turma da Mônica ou Turma do Xaxado, não importa qual for a revistinha, todas são de fácil leitura e prende nossa atenção.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre os criadores desses adoráveis personagens que tanto nos alegram e ensinam.

Antônio Cedraz


Antônio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido como Antônio Cedraz, criador da Turma do Xaxado, nos deixou aos 69 anos de idade. Antônio Cedraz nasceu na cidade de Miguel Calmon, na Bahia, e seu primeiro contato com os quadrinhos foi em Jacobina onde cresceu e se tornou professor.

Antônio Cedraz e a turma do xaxado
Cedraz como os íntimos o chamavam, ganhou prêmios no Brasil e no exterior: 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; seis troféus HQ Mix e o Prêmio Ângelo Agostini de Mestre do Quadrinho Nacional e teve muitos de seus trabalhos publicados em jornais e revistas. Ele possuía um studio de desenho (Studio Cedraz) onde além da Turma do Xaxado fazia desde simples ilustrações para livros e revista até revistas em quadrinhos educativas.

Sua maior criação foi a Turma do Xaxado, inspirada na infância do desenhista no Nordeste, pois Cedraz sempre se preocupou com a valorização da cultura brasileira. Xaxado é um garoto baiano do interior e suas histórias retratam o dia a dia das pessoas da sua região, os costumes e as crenças. Xaxado mora com seus pais Seu Enoque e Dona Fulô e sua turminha.

turma do xaxado

Os personagens ganharam tiras, livros, jornais, revistas por editoras como Escala e HQM, foram utilizados diversas vezes pelo Governo da Bahia em campanhas junto ao público infantil como, por exemplo, de combate a dengue.

Maurício de Souza


Maurício Araújo de Souza ou simplesmente Maurício de Souza é um dos mais famosos quadrinistas do Brasil. Maurício nasceu em Santa Isabel na região metropolitana de São Paulo, mas foi em Mogi das Cruzes que ele começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais.

Maurício de Souza e Bidu

Em 18 de julho de 1959 começou a desenhar histórias em quadrinhos e foi quando teve sua primeira história aprovada pelo jornal onde trabalhava (Jornal da Manhã). As tirinhas eram do cãozinho Bidu e seu dono Franjinha (deu origem a Turma da Mônica).

Durante todos esses anos Mauricio criou diversos personagens, mas A Turma da Mônica é a mais famosa. Ela foi criada no ano de 1963, Mônica menininha dentuça de personalidade forte e dona do coelho sansão, vive aventuras com sua turminha (Cebolinha, Cascão e Magali) em uma cidade do interior de São Paulo.
turma da mônica
Os quadrinhos de Maurício de Souza ganharam fama internacional e tem sido adaptados para TV (desenho animado) e vídeo game, além de revistas em quadrinhos foram lançados: linha de material escolar, roupas, pelúcias e bonecos. Hoje você pode ler as revistinhas da Turma da Mônica em mais de um idioma, sendo inglês e espanhol.

Em 13 de maio de 2011, Maurício tomou posse da 24ª cadeira na Academia de Letras, sendo o primeiro quadrinista a ser empossado nesta Academia.

Meus personagens preferidos são o Xaxado e a Magali! E você, quais são os seus preferidos?

Referencias e imagens

2 comentários :

  1. Cristiane de Souza27 de janeiro de 2015 10:50

    Difícil escolher um único personagem, mas sou apaixonada e adoLo o Cebolinha... rsrsrs

    ResponderExcluir