segunda-feira, 9 de março de 2015

Arte na Capa com a Ilustradora Rebeca Prado

Arte na Capa com Rebeca Prado
O Arte na Capa deste mês está super especial com a talentosa Rebeca Prado e suas lindas ilustrações. Na entrevista ela conta um pouco de sua trajetória e o projeto inscrito no Catarse. Não se esqueça de fazer a inscrição para participar do sorteio da caderneta.


Entrevista

Aline: Como foi o seu começo com as artes?

Nossa, acho que eu sempre gostei muito de desenhar. Na escola eu era mais reclusa e realmente me adaptava melhor a esse tipo de atividade. No Ensino Médio comecei a estudar na Casa dos Quadrinhos, uma escola de Artes aqui de Belo Horizonte. Depois fiz faculdade de Belas Artes na UFMG. Com o tempo fui ganhando confiança até entrar no mercado.

dia de los muertos e preciousAline: Hoje você trabalha como ilustradora, mas você já lecionou aula de Artes em escolas de ensino regular, como foi lecionar aulas de Artes para alunos que vem com antigo pensamento de aula de desenho livre?

É bem difícil. Para eles, Arte é uma aula pra fazer bagunça. Ainda tem muito aquela mentalidade de que quem acaba primeiro é quem sabe fazer a atividade direito. Eu ainda sou professora, mas em uma escola especializada, e mesmo lá é difícil fazer com que os alunos entrem em um ritmo de produção bacana. Tem que ter muito carinho e muita dedicação. Mas é possível.

Aline: Para você como é viver de arte no Brasil e quais são os seus projetos para 2015?

É bem instável ainda. Eu estou engatinhando. Ainda não consigo selecionar os trabalhos que quero pegar e em alguns meses em tenho grana e em outros não. Tem que ter muita força de vontade, muita perseverança e produzir bastante. Ainda não conheço muita gente que consegue viver tranquilamente com suas produções. Felizmente, principalmente nos quadrinhos, as coisas parecem estar mudando aos pouquinhos.

Esse ano tá cheio de trem bom! Estou com um projeto no Catarse para fazer um livro de tirinhas que fica pronto em Agosto, pra ser lançado oficialmente no FIQ, aqui em BH. Além disso já estou produzindo o próximo volume de Baleia, um gibi que eu faço semestralmente. Tem muitos eventos vindo aí e eu quero participar de todos!

Navio Dragão


Aline: Quais foram os trabalhos mais incríveis que você fez?

Acho que o momento mais incrível da minha vida profissional foi quando me descobri fazendo tirinhas. E, mais ainda, quando criei coragem para compartilhar com o mundo e recebi um retorno super positivo. Então é isso, acho que meu trabalho que me trouxe mais realização até agora são as tirinhas que eu faço!

as fases da dieta e ser adulto é...


Aline: Em que você se inspirou para fazer a capa e qual a técnica utilizada?

Bom, se tem um lugar que eu morro de vontade de conhecer é o México. Sou fascinada com tudo lá: as cores, as festas, as questões históricas, a cultura como um todo. Isso inspira muito meu trabalho. Por isso achei legal compartilhar com vocês um pouquinho dessa paixão, fazendo uma capa bem mexicana! As ilustrações são feitas em Nanquim sobre papel amarelo, tratadas no Photoshop para alguns retoques.


Sobre Rebeca Prado Image Map

Nenhum comentário :

Postar um comentário