segunda-feira, 23 de março de 2015

Fotografia esportiva

Fotografia esportiva na praia
Foto | Erik Coser
Umas das áreas da fotografia que mais me fascina é a fotografia de esportes. Registrar a plasticidade das execuções esportivas ou, simplesmente, realizar ensaios fotográficos com atletas, são os meus trabalhos preferidos com a fotografia, ao lado da fotografia de paisagem.

Vejo algumas pessoas querendo entrar na fotografia e muitas tem perguntado-me como podem fazer para ingressar no ramo.

Penso que, antes de tudo, tem que gostar de esporte, e muito... falo não de ficar vendo Fórmula 1 ou futebol na TV, pois isto não é o verdadeiro lado do esporte. Quando digo gostar de esporte, eu digo em praticar esporte, ter ele como filosofia de vida, tê-lo como algo inerente ao seu dia a dia ao ponto de não conseguir ficar um dia sem praticar a modalidade esportiva predileta.

Mas atenção, não estou dizendo que para ser fotógrafo de esportes precisa ser um atleta. Penso que ele precisa vivenciar o esporte, além do mais, quando for clicar um evento esportivo ou uma modalidade esportiva, pode ser que o fotógrafo precise caminhar por longos trechos, correr, abaixar, carregar peso, então, preparo físico pode ser um requisito para tanto. Claro que, em alguns casos, o fotógrafo esportivo não vai precisar andar tanto, como por exemplo, fotógrafos de jogos de quadra ou de futebol.

Fotografia esportiva canoa
Foto | Erik Coser


Outro passo, é conhecer o esporte que vai fotografar, e a melhor forma de conhecer é praticando, mas se isto não for possível, nada impede de fotografar, porém, será importante pesquisar, estudar a história do esporte, investigar quais são os principais atletas da modalidade no momento e alguns do passado, ver fotos e vídeos do esporte, enfim, fazer um trabalho pré evento/ensaio para que o profissional venha a conhecer o esporte na sua essência, pois o segredo da fotografia esportiva é conseguir registrar o estilo, a força, a plasticidade e até a filosofia daquele esporte na sua totalidade. Não basta para ser fotógrafo esportivo ter uma lente 600mm e câmeras super-rápidas, o que mais importa é o que passa na sua mente e como você vê e vivencia a modalidade.

Fotografia esportiva mountain bike
Foto | Erik Coser


Sobre Erik Coser Facebook Erik Coser Site Erik Coser Loja Facebook Erik Coser Image Map

Nenhum comentário :

Postar um comentário