segunda-feira, 30 de março de 2015

Pintura em aquarela ou Pintura a óleo?

Sea shadows By Leonid Afremov
Sea Shadows por Leonid Afremov



Você sabe identificar qual das técnicas foi utilizada para pintar esta tela?

O post de hoje é sobre a diferença da pintura em aquarela da pintura a óleo. Aposto que depois de ler você não ficará com dúvidas! 


O que diferencia as duas técnicas são as tintas, porém não basta somente isso para identificar qual delas foi usada.  As tintas possuem características bem específicas como composição, textura e cor, conhecê-las é essencial para entender as diferenças.

Composição

Para pintar com tinta aquarela é necessário o uso de água (como transporte para os pigmentos). A tinta é misturada com água e transferida para o papel ou outra superfície (tecido, plástico, couro) com auxílio de um pincel.  Por ser uma tinta a base de água o tempo de secagem é menor em relação à tinta a óleo, pois a água presente na mistura irá evaporar.
Tinta aquarela e Tinta óleo
tinta aquarela e tinta a óleo


A tinta a óleo como o nome diz é feita a partir de pigmentos suspensos em óleo. São utilizados diversos tipos de óleo como o de semente de linhaça, papoula e noz. Está tinta pode ser manipulada com diversos utensílios como: pincéis, pano e até espátulas.

A secagem é por oxidação e não por evaporação, o que faz demorar em relação às outras tintas. Alguns conservatórios de arte só consideram totalmente secas as telas pintadas a óleo com idade de 60 a 80 anos.

Textura

A aquarela tem uma textura muito fina, já a tinta a óleo tem uma textura mais grossa o que permite a visualização de camadas que parecem estar levantadas na superfície aplicada. Camadas levantadas de tinta é uma clara indicação de que a pintura não é aquarela.

olhos de aquarela e tinta a óleo
aquarela WaterInMyPaint/pintura a óleo Tai-Sha Schierenberg



Cor


A forma como as cores são exibidas é a principal maneira para dizer a diferença entre as duas tintas.

A aquarela é translúcida, têm uma aparência delicada e orgânica. Arestas de cor podem parecer suaves ou difusas, semelhantes a uma mancha de café no papel. A tinta a óleo possui cores mais ricas e mais luminescentes, como isso permite realizar uma pintura mais espessa.

abstrato aquarela e a óleo
aquarela e tinta a óleo







Em relação a pergunta do início, a resposta é pintura a óleo sobre tela do artista Leonid Afremov.


Referências:

Um comentário :

  1. Que bom que gostou!! siga o nosso blog
    tem vários posts interessante!

    ResponderExcluir