segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tudo sobre mangá por Cristiane Armezina


Mangá


Olá gente! Meu nome é Cristiane Armezina sou Técnica em Design Gráfico e apaixonada por quadrinhos, em especial os mangás, que é o assunto da nossa conversa de hoje. Mas afinal, o que é mangá? Basicamente são histórias em quadrinhos de origem japonesa, com leitura no sentido oriental (da direita para a esquerda) feitos em papel jornal. São publicados em volumes de mais ou menos 200 páginas cada.


E como surgiu? Por meio do Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches, com o tempo essas lendas passaram a serem escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem a histórias em sequência, até chegar ao mangá como o conhecemos. Esse estilo ganhou força e forma com os trabalhos de OsamuTezuka, lembrado por muitos como o Pai do mangá.

OsamuTezuka, Pai do mangá

Uma das características dos mangás é atender diferentes públicos, desde crianças a adultos, suas publicações abordam diferentes temas e dividem-se em diversos gêneros. Como: Kodomo (direcionado para crianças), Shonen (meninos), Shoujo (meninas), Seinen (homens), Josei (mulheres), Ecchi (contem nudez/sensualidade), Hentai (sexo/pornografia) e etc. O mangá tem elementos interessantes que enriquecem as histórias, como diagramação diferenciada, ângulos e perspectivas muitas vezes inusitadas e linguagem cinematográfica.


gêneros de mangá


No Brasil, não somente ler mangás virou uma febre, mas também produzi-los. Como assim, mangá não é coisa do Japão? Você deve está se perguntando! Sim, mas os quadrinhos que seguem o estilo japonês, sendo no sentido oriental de leitura ou não, também são chamados de mangá por aqui. Aos poucos os brasileiros estão crescendo nesse segmento de arte e ver alguns trabalhos a venda só reforça a ideia de que estamos no caminha certo, mas com muito chão pela frente.

Inspirada pelo estilo, atualmente estou desenhando um shoujo mangá online, de nome Miss Cupcake, que está no primeiro capítulo.  A história conta a vida e os desafios de Anabelle, uma jovem de 22 anos com um visual exótico, que tem como sonho morar na capital e se formar em gastronomia. Conheçam meu trabalho e divirtam-se!

Miss Cupcake

Bom, isso é tudo gente, até mais.

Image Map

2 comentários :