segunda-feira, 11 de maio de 2015

Conheça as diferenças dos grafite H, B e HB

Arte em grafite
desenho| Waldo Dalvi


O lápis possui dois componentes importantes: a mina (grafite) e o plástico ou madeira como revestimento. Dependendo de quão duro é o grafite, o lápis faz diferentes marcas, mas como assim?! Já parou para pensar por que existe uma grande escala de grau de grafite? HB, 2B, 7H, 9B... E para que serve todas elas? 

No post de hoje você vai conhecer as diferenças dos grafites para nunca mais errar!


O grafite duro deixa clara e fina a escrita, sendo ótimo para detalhes precisos em um desenho. Já no grafite macio a escrita é escura e intensa, ideal para uso em preenchimento de área ampla ou sombras. A rigidez ou maciez dos lápis dependia da qualidade e pureza do grafite e era algo difícil ou quase impossível de controlar.

Grafite duro e macio


Diferentes métodos de refinação e mistura do grafite foram testados por muitos anos, mas foi somente em 1975 que o francês Nicolas Jacques Conté, desenvolveu um processo (Conté process) para fazer minas de lápis e este método é utilizado até os dias de hoje.

Existem dois tipos de escalas de grafite, o sistema europeu que utiliza letras (como HB), criado por Lothar Faber e o sistema americano utiliza números (como #2) e é o menos comum. Normalmente um lápis #2 equivale a um lápis HB.



A letra H (hard) indica grafite duro, quanto mais H tiver o lápis mais dura será a mina e clara a sua escrita, já o B (black) indica grafite macio, quanto mais B tem no lápis mais macio é a mina e preta a escrita. Também existe o F (fine) que indica o grafite fino e resistente que está entre o H e o HB, mas seu uso não é comum.

Graduação Grafite

Para escrita os lápis HB são padrão, mas escritores exigentes podem querer conferir outros graus de grafites, se você prefere uma escrita bem visível é recomendado o uso de B até 4B.

A maioria dos artistas utiliza de H até 9B para fazer esboços e desenhos, já engenheiros e arquitetos costumam utilizar minas mais duras de 9H até B.

E você, qual grafite  mais utiliza?


Referências

Nenhum comentário :

Postar um comentário