segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os desenhos mais realistas que você já viu!!

Josi Fabri - Frodo and Sam
Josi Fabri - Frodo and Sam


Sabe quando você está navegando na internet e se depara com uma imagem que você jura que é foto, mas é desenho. Isso mesmo DE-SE-NHO!! Chamados por muitos de desenhos hiper-realistas os traços são de uma precisão que fica difícil não achar real. Então no post de hoje vamos conhecer alguns artistas que dominam essa técnica com perfeição.


Josi Fabri


Josi Fabri é brasileira de 27 anos que retrata cenas de seus filmes e cantores favoritos. Josi ficou famosa na internet principalmente pelos desenhos realistas das cenas de Senhor dos Anéis e Madonna. Ao observar os desenhos você sente como se estivesse vendo de fotografias tiradas nos sets de filmagens, mas são desenhos mesmo!


Josi Fabri - Madonna


Rajacenna


A holandesa Rajacenna é considerada a mais jovem dos renomados artistas de desenhos realistas do mundo, com apenas 22 anos de idade.  Foi no verão de 2009 (com 16 anos de idade) que a começou a fazer retratos e instantaneamente ela foi descoberta por um editor americano que se interessou em publicar seus desenhos em um livro chamado "Amazing pencil portraits 2" (surpreendentes retratos a lápis 2).


Rajacenna - Olho


Rajacenna que nunca fez aulas para aprender a desenhar se tornou artista e ilustradora profissional aos 17 anos de idade, apareceu em vários programas de TV, revistas, jornais até mesmo em programa da televisão japonesa.  A artista confessa que já demorou até 40 horas para finalizar um desenho.  Em seu blog a artista posta vários vídeos em ação.

Rajacenna - Angelina Jolie


Franco Clun


Franco Clun é um artista autodidata italiano e desde muito tempo cultiva a paixão de desenhar com grafite. Mas só tem 3 anos que Franco começou a se dedicar a desenhar, quando fez 50 anos (em 2012) o artista decidiu que iria desenhar e expor suas obras na internet.


Franco Clun - Miciofinale



Franco tem mais de 4000 mil seguidores em sua pagina na devianart, o artista nunca estudou arte, tudo que sabe aprendeu com alguns manuais de desenho. O artista gosta de desenhar animais e pessoas (famosas e anônimas).


Franco Clun - Anne Hathaway



 Referências:

2 comentários :

  1. Ao mesmo tempo em que considero o desenho realista algo tecnicamente impressionante, principalmente por envolver um grande empenho e muito tempo do artista que a desenvolve, fico impressionado como em pleno século XXI essa arte alcança cada vez mais adeptos, tanto os que a fazem quanto os que a admiram.
    Isso por eu considerar que como temos liberdade e acesso a reflexões e vivências diversas, muticulturais, globais, essa arte (antiga) seria facilmente superada pela fotografia e as tecnologias que envolvem o desenvolvimento e tratamento imagético, deixando aí o grande espaço criativo, iniciado ainda nos idos dos século XVIII, pelos artistas impressionistas.
    Ainda considerando a história da arte como vemos no classicismo, que tentava rever os valores do renascimento (expoente máximo Delacroix), talvez essa busca do realismo seja aí a tentativa do resgate e valores de artes mais antigas que possibilitará um salto (a frente) para artes mais ousadas e que nos façam sentir e refletir por suas cores, formas, texturas, de maneira perene, ou mais profundas, mas principalmente pela surpresa, encantamento, criatividade, enfim algo que se complete (ou se complemente) no íntimo do espectador que a observa e não se apresente já totalmente desnudado ou resolvido tal qual o que poderíamos ver, e da mesma forma, por uma fotografia - mesmo eu considerando, e muito, a fotografia como arte rebuscada e igualmente nobre!!!!
    Ouso a dizer que do grande universo de pessoas que se dedicam a essa técnica, pouquíssimos podemos chamar realmente de artistas da arte do realisamo (ou artistas hiper-realistas), porém esse por ser um assunto com desdobramentos quase infinitos (risos!), encerro por aqui minha singela opinião e reflexão sobre o tema, que por sinal, acho muito bacana e interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Waldo é sempre bom ler uma opinião tão técnica, mesmo com advento da tecnologia o desenho com grafite está ai!

    ResponderExcluir