segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Graffite x pichação: arte ou vandalismo?

5pointz

É muito comum nas metrópoles de todos os países nós nos depararmos com desenhos, frases ou “rabiscos” nas paredes dos prédios, muros, praças... Eu tenho certeza que você sempre se pergunta: é arte ou vandalismo? Então o assunto de hoje é graffite x pichação.

Se você quer aprender de fato o que é cada um deles continue lendo!


Segundo o dicionário graffite vem da palavra grafito (latim) que significa: inscrição ou desenho feito pelos antigos em monumentos, então podemos afirmar que o graffite tem origem dos séculos anteriores.

Graffite é uma arte onde o artista expressa algo sempre pensando com cuidado na estética do desenho, utilizando cores fortes como forma de chamar a atenção das pessoas para mensagem de forma positiva. O graffite ganhou força na década de 70 em Nova Iorque, quando várias tribos principalmente o hip hop começaram a utilizar está arte como forma de expressão. Já no Brasil ela ficou mais em evidência no final da década de 70 principalmente em São Paulo.


Graffite






Hoje vários grafiteiros brasileiros são considerados os melhores, com sua estética muito apreciada eles são convidados para diversas exposições ao redor do mundo. A antiga lei 9.605 sancionada em 1998 criminalizava tanto a pichação quanto o graffite, mas em 2011 foi sancionada a lei 12.408 que descriminaliza o graffite.

Por outro lado muitos também consideram a pichação uma arte, porém de expressão mais “dura”, muitas vezes com frases ou palavras de protesto, símbolos... A pichação tem uma característica bem peculiar que é a predominância de apenas uma cor, muitos grupos usam como forma de marcar território com a sua tag (assinatura). Quanto mais alto e mais vezes você colocar sua tag pela cidade mais “moral” você tem entre os pichadores.


pichação


Tem algum grafiteiro que você admira? Não perca nosso post dos grafiteiros mais conhecidos e talentososdos últimos tempos!


Referencias:
http://www.artistasnarua.com.br/textos/grafite-e-pichacao
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1646&Itemid=118
http://grafitelc.blogspot.com.br/
http://www.doladodeca.com.br/2011/05/31/agora-e-lei-grafite-nao-e-crime/
http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/64509-pichacao-e-grafite--formas-de-expressao-que-vem-da-rua.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário