segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Exposição de Vik Muniz em terras capixabas

Museu Vale

Nós já falamos sobre Vik Muniz e suas belas obras de arte aqui no blog e o post de hoje é sobre a exposição do artista em terras capixabas. Nós não poderíamos perder a oportunidade de conferir de pertinho e vamos contar tudo para você. Ficou curioso? Continue lendo.


A mostra é composta por mais de 100 obras (contando com projeto a chamado Weimar Files). Logo no inicio da exposição você pode conferir o Weimar Files é um arquivo de cópias fotográficas iniciado pelo artista em 2004 que continua em aberto. O artista se “inspirou” no incidente de 11 de setembro em Nova Iorque, (sua morada da época) ao criar esse projeto. Fotos que podem gerar insegurança, suspeita e medo, algumas já existentes e outras feitas pelo próprio artista. Já the Best of Life é a primeira série de fotografias de Vik expostas publicamente, em 1989, dá inicio ao processo de construção da linguagem visual do artista.
Weimar Files


E não poderia faltar as obras mais famosas de Vik utilizando chocolate, sucatas, cartões postais, caviar e até diamante. Como o próprio artista disse não tem problema usar chocolate, é bom. O ruim é a tinta, porque nunca se sabe direito o que contém.
Marinheiro bonecos e Che Chocolate


Apesar de suas notórias diferenças essas obras têm em comum o fato de serem realizadas com materiais que portam consigo uma ideia de valor. Diamantes e caviar possuem um valor positivo que remetem a riqueza e ao luxo enquanto o lixo e a sucata representam o seu oposto.
Atrizes Diamantes
Por fim, as obras que Vik fez em parceria com a mineradora Vale. Com ajuda de GPS e um helicóptero, o artista comandou a operação e fotografou os desenhos feitos por tratores e escavadeiras nas áreas de mineração. As imagens dão a entender que são marcas deixadas por extraterrestres em regiões não urbanas e brinca com a percepção do espectador, misturando obras de escalas grandes e pequenas.
Mineração


A exposição está aberta a visitação até 14 de fevereiro, no Museu Vale em Vila Velha/ES. Não perca!

Nenhum comentário :

Postar um comentário